sexta-feira, 30 de agosto de 2013

#simetria #casa


Num dia qualquer você resolve pesquisar no dicionário o significado de uma palavra que lhe estampa a cara, que forma teu pensamento, que lhe dá modelo ao justo.  E ele te presenteia com uma singular poesia:

si.me.tri.a 

sf (símetro+ia1) 1 Qualidade de simétrico. 2 Correspondência em tamanho, forma ou arranjo, de partes em lados opostos de um plano, seta ou ponto, tendo cada parte em um lado a sua contraparte, em ordem reversa, no outro lado. 3Proporção correta das partes de um corpo ou de um todo entre si, quanto a tamanho e forma. 4 Bot Disposição simétrica das partes de uma flor. Antôn: assimetria. S. bilateral: condição de serem os lados direito e esquerdo (do corpo, p ex), contrapartes um do outro.


Tenho pensando o quanto é necessário a Simetria nesse nosso equilíbrio no mundo, metade de mim é desejo, outra metade razão, quando uma dessas toma parte superior a que lhe cabe, torno-me um sujeito sem saúde, um desajustado. E o quanto é necessário superar a simetria se se quer levar a vida como obra de arte, ou como aventura (o contrario seria apenas sobreviver) como e quando é necessário deixar de pensar em “justo”, ou em “arrumado”, “ordem”, pra se elevar ao nível dos deuses e criar, inventar, inovar. E o quanto é ilusão achar que se pode criar apenas assimetricamente da razão, da forma fixa. Para alem de Nietzsche, no Nascimento da tragédia no espírito da musica, queria eu ter essa resposta pra hoje. Pra resolver minhas dores e agonias agora mesmo, seria a hora de correr? Espaçar, espancar? Ou a hora correta de mais uma vez baixar os olhos e arranjar forças pra mais um passo.

Ou

A verdade lógica não vale um pão Francês, então todos os dias, quando minha mãe põe os pães na mesa eu digo “Deus a abençoe” ainda que não creia nessas palavras. Pois as coisas que fazem sentido na minha vida, são regradas pela pratica familiar, são suscetíveis de gramática, tem cheiro de casa, sem essas mediocridades eu não existo. Tomará que eu tenha saúde pra continuar essa pratica simétrica, pra que eu não a deixe cair na mesmice e nem avance demasiado.

e


 O lar existe quando nele a o equilíbrio entre paz e alegria. Uma casa só de alegria não tem paz, e um casa de paz pode não ter alegria. Crianças e cachorros trazem alegria, conversas repetidas trazem paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.